Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vai correr 10km na prova do Eu Atleta? Guarde energia para acelerar no fim


Especialista faz recomendações para melhorar desempenho de corredores que vão enfrentar a pista do Ibirapuera no próximo domingo, dia 16




Por São Paulo
No próximo domingo, dia 16 de junho, acontecerá a primeira edição da Corrida Eu Atleta em São Paulo. Com largada marcada para 7h15m, a prova será realizada em um percurso exclusivo de 5 e 10km sob as árvores da região do Ibirapuera.
Para os atletas mais experientes, uma corrida de 10km pode ser um desafio menor. Entretanto, para os corredores iniciantes ou para aqueles de maior faixa etária, há a possibilidade de se tornar uma prova de mais de 60 minutos. Assim, é importante fazer algumas recomendações para que o atleta tenha o melhor desempenho possível e seja capaz de evitar qualquer contratempo que venha a ameaçar sua saúde.
Corrida Eu Atleta, Rio de Janeiro (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Smigol, Alex Escobar e Roger exibem medalha da Corrida Eu Atleta do Rio de Janeiro (Foto: Nelson Veiga)












Ao iniciar a prova, o corredor deve evitar se empolgar com a situação e procurar manter o seu ritmo de conforto ao longo do percurso. O ideal é reservar energia para o fim da corrida e acelerar quando a linha de chegada já estiver ao alcance dos olhos.
Outro fator importante é manter uma alimentação rica em carboidratos - massa, pães e frutas - pelo menos nos três dias anteriores à prova. Acordar mais cedo e fazer um café da manhã leve, porém nutritivo, é crucial. Nesta refeição, a prioridade devem ser os alimentos líquidos e de fácil digestão, principalmente aqueles à base de carboidratos.
O participante deve dormir cedo na véspera da prova, pois a qualidade do sono interfere no resultado final. A hidratação deve ser planejada. Em uma corrida de 10km, os isotônicos têm sempre vantagem em relação à água. Vestir roupas confortáveis e correr com calçados que já tenham sido usados antes e estejam em boas condições são outras recomendações importantes.
Qualquer desconforto ou sinal de dor precisa ser valorizado. Diante de algum incômodo, o atleta deve procurar as equipes de apoio da prova. A corrida deve ser um momento agradável, de diversão. Vale lembrar que “o maior vencedor não é o que chega primeiro, sim o que continua correndo”.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dicas e considerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...