Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sono melhora exercício, equilibra o apetite e ajuda a eliminar gordura


Uma boa noite de sono equilibra hormônios importantes para a recuperação e manutenção de diversas funções do organismo, além de regular o apetite

sono (Foto: Getty Image)Um boa noite de sono é fundamental para o perfeito funcionamento do organismo  (Foto: Getty Image)












Uma boa noite de sono é importante para o aproveitamento tanto nos treinos quanto nas competições. Durante a noite as glândulas hipotálamo e hipófise ficam responsáveis pela produção e liberação de hormonios. Por exemplo, na infância cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Nos adultos esse hormônio é responsável pelarecuperação da energia física do  corpo e por dar disposição e motivação para as atividades diárias, além de contribuir para a eliminação de gordura, redução da flacidez dos músculos e da fragilidade dos ossos.
O apetite também está ligado ao sono, durante o descanso é liberada uma grande quantidade deleptina, hormônio que age principalmente no controle do apetite, no aumento do gasto energético e no metabolismo da glicose e das gorduras.
A atenção, a concentração e memorização podem ficar comprometidas quando o sono é ineficaz, prejudicando as atividades que requeiram maior precisão. Além disso, o cansaço físico pode diminuir a força e velocidade da resposta muscular.

A falta de sono afeta a atenção e a concentração, como os movimentos musculares no esporte precisam de boa atenção para uma adequada sincronia e máximo desempenho, a insônia pode afetar o resultado.
A falta de sono compromete seriamente vários processos metabólicos fundamentais para o equilíbrio de todo o organismo a curto, a médio e longo prazo.
-Entre as consequências da insônia destaca-se o estresse crônico que afeta o equilíbrio de um hormônio chamado cortisol que é importante para o sistema imunológico, deixando o organismo mais susceptível a infecções, comenta o Dr. Alexandre Leopold Busse.
A redução das horas de sono aumenta o risco de desenvolver diabetes já que inibe a produção de insulina pelo pâncreas (a insulina é o hormônio que retira o excesso de açúcar do sangue). Outras consequências da insônia são depressão, irritabilidade, dor de cabeça.

Boa noite de sono
Uma boa noite de sono depende de muitos fatores e existem variações individuais, mas um adulto necessita de 7 a 8 horas de sono para que o corpo se recupere. As crianças precisam de mais horas e idosos menos horas para uma boa recuperação

Dicas para se ter uma boa noite de sono:

-Ter horários regulares para deitar e levantar.
-Ambiente com baixa luminosidade e baixo ruído, além de adequada temperatura.
-Evitar abuso de café, chás, refrigerantes e bebidas alcoólicas principalmente de noite.
-Evitar ler ou assistir televisão na cama.
-Evitar sonecas prolongadas durante o dia.

Exercício ajuda contra a insônia
- A maioria dos casos de insônia crônica são causados por problemas emocionais como ansiedade, depressão e estresse. Os exercícios físicos ajudam a regular o sono e são coadjuvantes no tratamento dos problemas emocionais, a atividade física libera endorfinas, substâncias relacionados à sensação de bem estar, complementa Dr. Alexandre.
Quando o esporte é praticado ao ar livre, com exposição à luz, tem um efeito adicional na regulação de um hormônio chamado melatonina que também tem participação na regulação do sono.
Hora certa de treinar

Os exercícios físicos ajudam comprovadamente a ter um sono melhor. Porém algumas pessoas podem ter o sono prejudicado quando se exercitam à noite. Durante o exercício existe uma liberação de adrenalina que pode, em algumas pessoas, ter uma excitação psíquica por tempo mais prolongado no pós-exercício e atrapalhar o início do sono. Portanto se o exercício for feito mais cedo, haverá naturalmente um relaxamento após algum tempo oque pode até favorecer o início do sono.
Por Rio de Janeiro 

Caminhar acelerado 30 minutos por dia diminui risco de ataque cardíaco


Cardiologista ressalta: pesquisas feitas na década de 90 comprovam até 
hoje a importância do exercício para reduzir os efeitos da vida sedentária


Em 1996, o Ministério da Saúde americano publicou uma pesquisa de cinco anos feita com a sua população. A conclusão foi a de que caminhar acelerado 30 minutos por dia diminui o risco de um ataque cardíaco em 34%, tanto em homens com em mulheres. Além disso foi sugerido que subir escadas, três lances por dia, sete dias da semana, faria o mesmo efeito. As pesquisas começaram anos antes, trazendo informações para diminuir os efeitos danosos da vida sedentária.
Mulher caminhando euatleta (Foto: Getty Images)Mulher caminhando: 30 minutos deste exercício por dia reduz risco de doença cardíaca (Foto: Getty Images)










A primeira e mais impactante foi de um pesquisador inglês, “Morris”, que publicou um estudo simples na mais importante revista médica do mundo, o “Lancet”, sobre as doenças que acometiam os funcionários dos ônibus vermelhos de dois andares de Londres quando se aposentavam. Descobriu-se que os motoristas desses ônibus, passando a maior parte do tempo sentados, tinham mais casos de infarto do miocárdio do que os cobradores que se sentavam muito pouco, subiam e desciam as escadas o tempo todo do trajeto dos ônibus.
Outra pesquisa interessante foi acompanhar por informações pessoais ou de familiares a vida médica por 16 anos de ex- alunos de Harvard. Quem manteve vida ativa fisicamente, comparado com quem ficou sedentário, foi a de que esses últimos tiveram 50% mais doenças cardiovasculares do que os ativos praticantes de esportes, corridas ou outras atividades físicas. O que chamou a atenção foi que os benefícios detectados apareciam meses depois de mantido um gasto médio semanal de 2000 calorias em exercícios físicos.
Importante: gastar calorias e exercitar-se regularmente têm ganhos para a saúde só se mantiver as atividades físicas! Não existe poupança de benefícios que você tenha feito por um tempo, parando depois , por diversos motivos. O exercício físico não é vacina para as doenças em geral. Parou? Em pouco tempo desaparecem os benefícios, fica como se nunca tivesse feito exercícios na sua vida. Vamos manter as atividades físicas em dia. Só assim você poderá buscar a saúde plena.
.* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Nabil Ghorayeb (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)





Por São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...