Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Chocolate promove fluxo de sangue adequado e um coração saudável


Na Páscoa, a nutricionista alerta para não consumir o produto em excesso, e aconselha a preferência pelos chocolates com altas composições de cacau





Por Rio de Janeiro

O chocolate tem efeito atrativo pelo seu teor de gordura, açúcar, textura e aroma. É um produto altamente consumido no mundo, e está sendo retirado da lista de vilões quando usado com moderação. A gordura do chocolate, derivada do cacau, é constituída por dois ácidos graxos saturados, o ácido palmítico e o esteárico, o ácido oléico monoinsaturado (37%) e menos do que 5% de ácidos graxo poliinsaturados, como o ácido linoleico. Embora é sabido que o consumo de gorduras saturadas aumenta o nível plasmático de colesterol, o consumo regular de manteiga de cacau e chocolate vem negando este aumento.
Chocolate amargo Eu Atleta (Foto: Reprodução)Chocolate amargo é o mais indicado (Foto: Reprodução)
A maior parte das pesquisas vem demonstrando que isto se deve, provavelmente, às concentrações relativamente altas de ácido esteárico, que tem mostrado um efeito neutro sobre o metabolismo do colesterol, e ao ácido oléico, conhecido pelos seus efeitos na redução plasmática do colesterol médio. Além dos carboidratos simples e da gordura presentes no chocolate, o cacau é rico em inúmeros minerais essenciais, como magnésio, cobre, potássio e manganês.

O cacau também contém fitoquímicos, especialmente metilxantina e teobromina, substâncias com efeito estimulante semelhante ao da cafeína. Cada 100g de chocolate contém 5mg de metilxantina e 160mg de teobromina, além de 600mg de feniletilamina (PEA), um estimulante muito parecido com outros produzidos naturalmente pelo organismo, a dopamina e a epinefrina.

Os flavonóides presentes no chocolate e no cacau podem melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo danos ao endotélio vascular promovidos pela oxidação do LDL colesterol, assim como a redução da tendência à agregação plaquetária, que leva à formação de placas de ateroma responsáveis por infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e gangrenas, embora os mecanismos de agregação plaquetária exerçam um papel importante na redução de hemorragias durante ferimentos. Além disso, certos flavonóides do chocolate podem atuar como agentes vasoativos, o que reforça o conceito de que os flavonóides presentes no chocolate poderiam promover um fluxo do sangue adequado e um coração saudável.

Tipos de chocolates e sua composição:

Chocolate Amargo: feito com grãos de cacau torrados, sem adição de leite, apenas adição de açúcar. Existem variações: Extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75% de cacau) e meio amargo (35 a 50% de cacau);

Chocolate ao Leite: feito com 30 a 40% de cacau, leite em pó ou leite condensado e açúcar;

Chocolate Branco: feito com manteiga de cacau, açúcar, leite e lecitina, podendo conter  baunilha. Não leva cacau na sua formulação, apenas a gordura retirada da semente do cacau;

Chocolate diet: composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó e adoçantes em substituição ao açúcar (sorbitol, sacarina, sucralose, aspartame).

Quanto maior a quantidade de cacau presente no chocolate, maiores são os benefícios, além do chocolate com percentual maior de cacau ter um sabor mais intenso, promovendo mais saciedade.

O importante é controlar a quantidade de chocolate ingerida diariamente, acrescentar 25g como uma sobremesa. Este valor, computado à dieta não traz prejuízos à saúde e ao controle do peso. Portanto, divida em pequenas porções e administre durante a semana os chocolates recebidos na Páscoa.

Feliz Páscoa, moderação na alimentação sem perder o prazer e muita atividade física!
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Cristiane Perroni (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Exercícios realizados na água são usados no combate à perda óssea



Na piscina, a ação da gravidade e o impacto nas articulações diminuem





Por Rio de Janeiro

Oi, atleta! Você já experimentou andar ou correr dentro d’água? Sentiu a resistência da água contra seu corpo? Sabia que a resistência ao deslocamento na água é cerca de 14 vezes superior a do ar. Na água, você atenua a ação da gravidade, diminuindo o impacto sobre as articulações, mas isto não quer dizer que as atividades na água podem levar a osteopenia. Essa patologia é a precursora da osteoporose, que é a perda da massa óssea e dependendo da gravidade pode levar a fraturas espontâneas.
Na água, nós temos o empuxo que alivia o peso sobre as articulações, mas oferece grande resistência quando trabalhamos contra ele. As propriedades físicas da água já mencionadas em artigos anteriores, como a pressão hidrostática e a tensão superficial, têm grande resistência ao deslocamento e à execução dos exercícios. Quando você caminha ou corre, não sente a resistência do ar e nem a ação da gravidade, mas na piscina sentimos o peso da água.
hidroterapia euatleta (Foto: Divulgação)Exercícios realizados na água são usados no combate à perda óssea (Foto: Divulgação)





















Segundo Kruel, pesquisador do Sul do Brasil, saltar na água com profundidade acima da cintura pélvica equivale a saltar fora d’água descalço. A água não é tão inofensiva quanto ao impacto sobre as articulações e nem prejudicial à perda de massa óssea. Você precisa saber trabalhar utilizando suas propriedades a favor dos objetivos propostos. Quanto menor for a profundidade da água maior a ação da gravidade.
Quer ganhar massa óssea, trabalha-se numa profundidade menor, com mais saltos, utilizando implementos como step, jump (cama elástica), halteres, luvas, etc... Quer proteger as articulações sente dor, tem artrose, etc... Trabalha-se, mas no fundo da piscina, sem saltos, utilizando-se de técnicas com a resistência da mão do fisioterapeuta.
O combate à perda óssea é muito mais abrangente, é necessário consultar um endocrinologista para uma avaliação mais completa, temos a nutricionista da nossa equipe que pode dar umas dicas sobre a alimentação. O sol é fundamental. Devemos pegar sol pelo menos durante 20 minutos sem protetor solar, diariamente, para ajudar na síntese da vitamina D tão importante na absorção do cálcio. Evitar o fumo, café, chá preto, mate, refrigerante que são prejudiciais e contribuem para perda de massa óssea.
As pessoas sem terem muito fundamento começaram a atacar a água, ou melhor, as atividades aquáticas, como se fossem maléficas à saúde, no caso da osteopenia. A intensidade e a resistência aplicadas às atividades aquáticas, como hidroginástica com seus diversos tipos, natação, hidro pilates e a fisioterapia aquática vão depender de cada caso, cada tipo de aluno e de cada patologia do paciente.

Trabalho de prevenção
O atleta pode ficar com a língua de fora só trabalhando com a utilização das propriedades físicas da água, variações de intensidade e ritmo, implementos variados e diferentes tipos de alavancas. Faz-se trabalho pré e pós-cirurgia ortopédica com intensidades progressivas, adequadas às diferenças individuais e de cada caso.
Há o trabalho de prevenção de quedas com utilização de obstáculos, de relaxamento pós-corrida, enfim, a água é flexível e oferece um mundo de soluções de trabalho e tratamento e pode ser utilizada para quase todas as patologias.
Quando ela é contra indicada? Quando a capacidade pulmonar for inferior a 1.5l. Isto quer dizer quando os pulmões estão tão comprometidos que não conseguem expandir-se. Outra contra indicação é a insuficiência cardíaca congestiva - ICC porque na água você aumenta o volume sanguíneo, o retorno venoso. Presença de feridas abertas é necessário utilizar curativo especial. Problemas circulatórios graves com presença de trombos, porque a água favorece seu deslocamento, o que é muito prejudicial, levando a complicações sérias.
Atleta, você pode usar e abusar da água para aumentar sua capacidade cardiorrespiratória, diversificar as atividades aeróbicas, sua resistência e alongamento muscular, flexibilidade articular para alternar com as corridas, variando os estímulos musculares e psicológicos Experimente e descubra o que a água pode lhe oferecer.
Sandra Wegner (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...