Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Especialistas falam da importância da prática diária de atividade física


Exercício como a caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, combate doenças, aumenta a energia e humor e ajuda a manter o peso




Por Rio de Janeiro

Se você acha que se exercitar apenas 30 minutos por dia não adianta muito, está enganado. Esse tempo é considerado mais do que suficiente para trazer benefícios à sua saúde. A atividade física aeróbica, seja ela a caminhada, corrida, pedalada, entre outras, ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, combate doenças crônicas, aumenta a energia e disposição para as tarefas diárias, previne gripes e resfriados, eleva o humor e ajuda a manter o peso. 
- Praticar a caminhada na velocidade de 4,5 a 6km/h diariamente traz muitos benefícios. O ideal é que a pessoa procure fazer exercícios de forma regular - afirmou o cardiologista Roberto Guida.
Segundo o preparador físico Marcelo Paiva, quem não se exercita ao menos 30 minutos por dia é considerada uma pessoa sedentária.
duas mulheres caminhando (Foto: Getty Images)Praticar exercícios físicos diariamente, como a caminhada, melhora o bem estar (Foto: Getty Images)
-

















Você come e descansa todos os dias e também tem que treinar todos os dias. Dá para fazer musculação, natação, caminhada ou qualquer atividade em 30 minutos - afirmou o preparador físico Marcelo Paiva.
Se não der para ir à academia, faça caminhada ou corrida na rua, pegue a bicicleta e pedale. O importante é sair do sofá, deixar o sedentarismo de lado e assim evitar os problemas de saúde.

- Praticamente todas as pessoas podem fazer isso diariamente - encerrou o cardiologista.

Bebida energética: consumo com álcool é coquetel perigoso à saúde


Nutricionista alerta para a utlização do produto, criado para incrementar 
a resistência física, além de aumentar o estado de alerta e evitar o sono




Por Rio de Janeiro

As bebidas energéticas são legisladas pela RDC 273, de 2005, que as caracterizam como compostos líquidos prontos para consumo. A lei permite as denominações “bebida energética” ou “energy drink”, porém não permite expressões como: “energético”, “potencializador”, “melhora de desempenho” ou “estimulante". Não é recomendado o consumo com bebida alcoólica e crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades devem consultar o médico antes de consumir o produto.
mulher com bebida energética isotônico (Foto: Agência Getty Images)Bebidas energéticas quando combinadas com álcool viram um coquetel perigoso (Foto: Getty Images)




















As bebidas energéticas foram criadas para incrementar a resistência física, proporcionar reações mais rápidas, aumentar o estado de alerta mental, evitar o sono, proporcionar sensação de bem estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substancias nocivas ao corpo. É muito utilizado por jovens, atletas, motoristas e caminhoneiros.
Este consumo, quando associado às bebidas alcoólicas, se transforma em um coquetel perigoso para a saúde, podendo desencadear uma série de transtornos como convulsões, arritmias e morte súbita. Por outro lado, as bebidas energéticas parecem retardar os efeitos depressores e de sonolência do álcool, levando ao consumo de mais bebidas alcoólicas.

As propriedades
A taurina é um aminoácido que, nos seres humanos, é tanto biossintetizada quanto ingerida em dieta normal. Pode ser encontrada em frutos do mar, aves e carnes bovinas. Estudos científicos apontam para diversos efeitos fisiológicos do aminoácido como detoxificação de metais pesados e no sistema nervoso central. Dessa forma, como uma melhora na resposta hormonal acaba caracterizando melhor performance em atletas. Estudos demonstram que a suplementação oral desta substância aumenta significativamente a frequência cardíaca após uma sobrecarga física.
A glucoronolactona é um tipo de carboidrato biossintetizado a partir da glicose, podendo ser encontrado também no vinho tinto, cereais, maçãs e pêras. É essencial para a desintoxicação e metabolismo de ampla variedade de xenobióticos e medicamentos, via conjugação no fígado, que são excretados na urina.
O inositol é um isômero da glicose encontrado na forma livre, na forma de fosfolipídeo e em formas fosforiladas, conhecido como ácido fítico. É encontrado e amplamente distribuído na dieta humana, tanto em fontes vegetais quanto animais. Encontra-se nas membranas celulares e nas lipoproteínas plasmáticas.
A cafeína é uma das principais xantinas. No sistema nervoso central, as xantinas aceleram a cognição, aumentam a resistência física, diminuem a fadiga e aumentam o estado de vigília. A bebida também é capaz de acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, resultando em cãibras e a longo prazo a osteoporose, tem alto poder de provocar dependência.
As bebidas energéticas não possuem a mesma função e eficácia das bebidas isotônicas. Estas bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos têm a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos que costumam ser perdidos, principalmente, através do suor, durante atividades físicas intensas, como corridas competitivas acima de uma hora.

Confira a composição nutricional do energético:
- Inositol: máximo 20 mg/100 ml
- Glucoronolactona: máximo 250 mg/100 ml
- Taurina: máximo 400 mg/100 ml
- Cafeína: máximo 35 mg/100 ml
- Álcool etílico: máximo 0,5 ml/100 ml
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Cristiane Perroni (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Fazer dieta sem acompanhamento nutricional representa risco à saúde



Deficiência de nutrientes, falta de carboidratos, excesso de gorduras e proteínas e efeito sanfona são alguns dos resultados negativos possíveis



















Por 
Rio de Janeiro
Há quem tenha sempre na manga uma dieta da sopa, da proteína, dos pontos, do grupo sanguíneo, sem glúten, que eliminam o consumo de determinados alimentos e exageram na ingestão de outros. O que na maioria das vezes não fica bem explicado é que remédios e alterações radicais na alimentação sem ter o acompanhamento nutricional podem colocar a saúde em risco e trazer complicações piores do que o excesso de peso. Ainda mais no Brasil, apontado como o país que mais consome medicamentos para emagrecer.
euatleta info nutricao (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)A briga com a balança: fazer dieta sem o acompanhamento traz riscos para a saúde (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)






















Quando um nutricionista planeja o programa alimentar do paciente, aspectos de sua individualidade devem ser respeitados, como história clínica, familiar e social, exames laboratoriais, preferências, aversões e intolerâncias alimentares, doenças associadas, interações medicamentosas, nível de atividade física e questões psicológicas. Portanto, é fácil concluir que muitos prejuízos podem ser causados por regimes de emagrecimento realizados sem adequada avaliação. É o que afirma a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do EU ATLETA. 
- Dietas sem acompanhamento são restritivas e não levam em conta estado de saúde, hábito alimentar e estilo de vida do indivíduo, não têm preocupação em promover educação nutricional e, o mais complicado, não conseguem acompanhar a manutenção do peso perdido - disse.
DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL 
Dietas à base apenas de carboidratos, proteínas, fibras ou líquidos são prejudiciais à saúde. Isso porque isoladamente, esses grupos alimentares não são capazes de oferecer todos os nutrientes de que o organismo necessita, podendo ocasionar déficit de vitaminas e minerais. 
EFEITO SANFONA 
 Caracteriza-se pela perda de peso e sua recuperação algum tempo depois. É comum em dietas sem equilíbrio adequado de nutrientes, que prometem emagrecimento rápido. Ocorre porque, durante a dieta, há perda de gordura e de massa muscular. Com a redução de musculatura, as necessidades de energia diminuem e, ao interromper o regime, a pessoa volta a engordar. O efeito sanfona também sobrecarrega os órgãos, o que torna difícil o emagrecimento ao longo do tempo.
EXCESSO DE GORDURAS E PROTEÍNAS
A ingestão excessiva de proteínas e gorduras pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicéridios, e facilitar o aparecimento de doenças graves. Dietas ricas em proteínas podem sobrecarregar o fígado e os rins, uma vez que estes órgãos atuam na metabolização de proteína. A insuficiência de fibras, comum nesses tipos de dieta, pode alterar o bom funcionamento do intestino e facilitar o surgimento de câncer.
FALTA DE CARBOIDRATOS
Responsáveis pelo fornecimento de energia do corpo, normalmente são excluídos das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois são tidos como vilões do excesso de peso. Sua ausência pode diminuir a quantidade de serotonina, substância produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de seretonina pode levar à compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando o processo de emagrecimento. Além disso, a não ingestão de glicose acaba gerando alta concentração de cetona no organismo, que acarreta o aumento da produção de radicais livres, podendo estimular até o aparecimento de doenças crônicas, sendo a principal delas o câncer.
DICAS
Abaixo seguem dicas nutricionais que você deve seguir, caso queira emagrecer com saúde:
Info dicas nutricionais euatleta (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)










A composição dos alimentos: o que são carboidratos, lipídios e proteínas


Alimentação equilibrada deve ser muito variada, colorida e ter proporções adequadas dos macronutrientes, distribuídos entre 4 e 6 refeições diárias




Por Rio de Janeiro
Cada vez mais a população tem se preocupado com a qualidade e não só com a quantidade dos alimentos ingeridos. A alimentação equilibrada, aliás, deve ser variada, colorida e ter proporções adequadas de carboidratos, proteínas e lipídios, distribuídos entre quatro a seis refeições diárias.

Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.
Carboidratos e proteínas euatleta (Foto: Getty Images)Carboidratos e proteínas: macronutrientes fundamentais na alimentação (Foto: Getty Images)


Carboidratos
- Componentes de 50 a 60 % da dieta, os carboidratos fornecem energia (cérebro é um órgão totalmente dependente de glicose) e melhoram a recuperação muscular pós atividade. Cada 1g fornece 4 Kcal às células do corpo. Estão presentes nos pães, hortaliças A (folhas)/B (legumes) e C (batata, aipim, inhame), cereais, macarrão, frutas, leguminosas.

Lipídios 
- Componentes de 20 a 30 % da dieta, a maior fonte de energia para o corpo. Cada 1g fornece 9 Kcal. Ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K

Podem ser divididos em:

Gorduras boas
- ácidos graxos monoinsaturados: azeite de oliva, óleo de canola, óleo de gergelim, nozes, abacate, castanha do Pará;
- ácidos graxos poliinsaturados Ômega 3: semente de linhaça, arenque, óleo de bacalhau, atum, salmão, sardinha, cavalinha, espinafre, couve e rúcula;
- ácidos graxos Ômega 6: óleo de soja, milho, girassol e algodão.

Gorduras ruins
- ácidos graxos saturados: manteiga, leite integral, bacon, azeite de dendê, carne de boi gorda, toucinho, óleo de coco
- Gordura trans: margarinas sólidas, nuggets, biscoitos recheados, empanados, produtos de panificação (folheados, croissants), congelados industrializados.
Elimine as indesejáveis gorduras e evite as doenças cardiovasculares

Proteínas 
- Constituem de 15 a 20 % da dieta. Maiores componentes estruturais das células do corpo humano. As proteínas são importantes para a construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos e fornecimento de energia. Cada 1g fornece 4 Kcal. Estão presentes em: carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, iogurtes, soja, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) e embutidos/frios.
Cristiane Perroni (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)





Dietas radicais reduzem desempenho físico e afetam a saúde de corredoras



Modelo de beleza baseado em corpos muito magros faz com que mulheres se submetam a uma alimentação hipocalória e prejudicial ao seus organismos




Por Rio de Janeiro
Mulher correndo feliz, Eu Atleta (Foto: Getty Images)Má alimentação prejudica atletas (Foto: Getty Images)
As corridas de rua vêm crescendo e atraindo adeptos no mundo inteiro. Com os objetivos de manter um baixo percentual de gordura corporal e de melhorar o desempenho no esporte ao bater recordes, a participação feminina nesta modalidade esportiva também está aumentando. No entanto, a recomendação nutricional, as técnicas de treinamento e as avaliações clínicas para mulheres devem ser diferenciadas daquelas indicadas para os homens.
O modelo de beleza imposto pela sociedade consiste em corpos magros, bem definidos e com pouca gordura. Para alcançá-lo, as mulheres se submetem a dietas, excesso de exercícios físicos e uso indiscriminado de laxantes, diuréticos e até mesmo drogas anorexígenas.
A complicação mais comum relatada por elas é a “tríade da mulher atleta”, na qual observam-se pessoas com distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, amenorreia – ausência da menstruação em mulheres acima de 16 anos - e osteoporose - diminuição da quantidade de massa óssea e mudança estrutura óssea.
O comportamento alimentar das corredoras vem sendo estudado. Algumas atletas utilizam o baixo peso corporal, obtido através de práticas alimentares e medicamentosas inadequadas, como critério para conquistar bons resultados em competições. Além de prejudicar o desempenho físico, a dieta hipocalórica em corredoras está associada à redução da freqüência cardíaca e do hormônio luteinizante, essencial para regular a função dos ovários.
O tratamento desta tríade deve ser multidisciplinar, envolvendo psicólogos, médicos e nutricionistas, com o objetivo de resgatar a saúde e o desempenho da atleta em questão.
As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Cris Perroni (Foto: GE)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...