Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dor muscular: tensão, estresse e o exagero nos treinos são as causas



Também conhecida como mialgias, as dores variam de leve a extenuante. Ortopedista explica: podem desaparecer em poucos dias ou durar meses




Por São Paulo


  1. CAUSAS   DIAGNÓSTICO   TRATAMENTO


    Quase todo mundo já sentiu uma dor muscular, também conhecida como mialgia, e pode variar de leve a extenuante. Embora muitas vezes desapareça em poucos dias, às vezes a dor pode durar meses e se desenvolver em todos os seguimentos e locais do corpo onde há músculo geralmente esquelético. Os locais mais comuns são o pescoço, as costas, pernas e até mesmo as mãos.
dor muscular eu atleta corrida (Foto: Getty Images)Dores musculares: tensão, estresse e exagero nos treinos são as causas (Foto: Getty Images)

CAUSAS
As causas mais comuns de dor muscular são a tensão, o estresse, o excesso nos treinos, prática esportiva e ferimentos leves. Este tipo de dor, geralmente, é localizada, afetando apenas a um ou mais grupos músculares de determinada região do corpo. Dor muscular sistêmica, o que você sente todo o seu corpo, é diferente. Mas também podemos verificar dores em todo o corpo, como resultado de uma infecção, uma doença ou um efeito secundário de uma medicação.

As causas mais comuns de dores musculares incluem:

- síndrome compartimental crônica
- síndrome da fadiga crônica
- dor muscular tardia (DMT)
- dermatomiosite
- fibromialgia
- hipotireoidismo (tireóide pouco ativa)
- influenza (gripe)
- doenças reumatologicas (exemplo: lúpus, doença de Lyme, polimialgia reumática)
- medicamentos (exemplo: estatinas)
- cãibras musculares
- tensão muscular ou sobrecarga
- síndrome de dor miofascial
- polimiosite e distonia
- rabdomiólise, uma condição potencialmente fatal em que as fibra musculares quebram e entram na corrente sanguínea
- infecções por estafilococos e vírus
DIAGNÓSTICO
Se você faz esportes a causa geralmente é o despreparo/desequilíbrio muscular, erro de treinamento ou aumento súbito da carga e intensidade do mesmo. Basta procurar um profissional para analisar sua planilha de treinos e avaliar sua postura/gesto esportivo, mas fundamentalmente um bom check up médico sempre é importante, anualmente, para descartar as causas acima.
TRATAMENTO
Geralmente aliviamos as dores musculares com medidas simples e domiciliares mas as dores graves ou doenças sistêmicas muitas vezes requerem cuidados médicos. Obter cuidados imediatos se você tiver dor muscular com:

- dificuldade em respirar ou tonturas
- fraqueza muscular extrema
- febre alta e rigidez do pescoço
- associado a picada de inseto/animal peçonhento
- dores musculares, nas panturrilhas, que ocorre com o exercício e logo a seguir as deixam duras (empastadas)
- sinais de infecção, tais como vermelhidão e inchaço, em torno de um músculo dolorido
- depois de começar a tomar ou aumentar a dose de um medicamento - particularmente as estatinas, que são usados para controlar o colesterol

Cuidados básicos ao sentir uma dor muscular leve. Usamos o método PRICE:

P (protection) Proteja/imobilize a área lesionada
R (rest) Faça uma pausa de suas atividades esportivas
I (Ice). Coloque um saco de gelo na área dolorida por 15 a 20 minutos, três vezes por dia ( use sempre proteção)
C (Compresion). Use uma bandagem ou faixa crepe de compressão para reduzir o inchaço-edema
E (Elevation). Eleve a área afetada acima da linha do coração para ajudar a reduzir o inchaço- edema
card ana paula simões (Foto: arte Globoesporte.com)





Alimentação antes da corrida: como evitar dores na lateral do abdômen


Especialista afirma que se exercitar em jejum não faz bem à saúde, e recomenda um intervalo de uma a duas horas até começar os exercícios





Por São Paulo

Nos treinos ou provas realizadas no início da manhã, como as que farão parte do circuito Rei e Rainha do Mar neste domingo, no Rio de Janeiro, existe sempre uma preocupação com a alimentação prévia à atividade. Podemos considerar consenso a recomendação de não competir em jejum. A falta de uma ingestão de alimentos na manhã do dia da prova representaria competir após jejum de várias horas, o que comprometeria o desempenho, podendo até precipitar um episódio de hipoglicemia com consequências mais sérias.
Copos de sucos de laranja com frutas (Foto: Getty Images)Sucos de frutas ajudam a evitar dor na lateral do
abdômen antes dos exercícios (Foto: Getty Images)
Entretanto, ingerir alimentos imediatamente antes de uma atividade física também requer certos cuidados. Existe um quadro de desconforto que pode prejudicar o atleta e até mesmo provocar a interrupção da atividade que tem relação com a ingestão de alimentos. Trata-se da incômoda dor no flanco, um episódio que muitos praticantes de esporte já experimentaram e que a ciência se preocupou em explicar.
A causa da dor de lado

Esta dor aparece de forma inesperada e pode se tornar tão intensa que inviabiliza a continuidade do exercício. Alguns estudos científicos puderam esclarecer sua causa. Segundo estas evidências, o quadro seria decorrente da presença de conteúdo no estômago, prejudicando o movimento descendente do músculo diafragma que se torna exacerbado quando a respiração é mais exigida durante exercícios mais intensos.

Quando o diafragma desce para expandir a caixa torácica, se houver conteúdo no estômago, o músculo se comprime contra este obstáculo mecânico. Esta compressão do diafragma ocasiona prejuízo da sua perfusão sanguínea, provocando dor. A conclusão é que iniciar uma atividade com conteúdo alimentar no estômago é desaconselhável.

Como evitar

Como conciliar então, a necessidade de ingerir alimentos e a prevenção deste quadro? A recomendação é que se respeite o tempo para o estômago se esvaziar antes de iniciar o exercício. O tempo de esvaziamento do estômago depende do volume ingerido, de seu estado físico, e de sua composição. Alimentos líquidos, sem gordura ou alta concentração de proteínas podem se esvaziar rapidamente do estômago.

Estes requisitos devem orientar a alimentação pré-atividade. Portanto, a sugestão é ingerir alimentos predominantemente na forma líquida como fonte de carboidratos. As frutas e sucos naturais ingeridos com moderação são uma boa opção. O carboidrato na forma de gel pode também ser utilizado. É importante respeitar o tempo de uma a duas horas até o início da prova para maior segurança, possibilitando a ingestão de outras fontes de carboidrato como pães e proteínas magras como peito de peru.

Estes cuidados resguardam a necessidade de aporte de energia, evitando os males do jejum prolongado e prevenindo a tão temida dor no flanco.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / Euatleta.com.
Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...