Páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

Proteína do soro do leite: Suplemento ajuda a musculatura e reduz lesões


Reforço alimentar é o mais consumindo entre os atletas e apresenta ótima composição para sumplemtação dos praticantes de atividades físicas




Por Rio de Janeiro
A proteína do soro do leite ou WHEY PROTEIN é um dos suplementos mais consumidos por praticantes de atividade física com objetivo de aumento de massa muscular, recuperação muscular e diminuir índice de lesões. As proteínas do soro de leite são altamente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo. Apresentam excelentes quantidades de aminoácidos essenciais e elevadas concentrações dos aminoácidos triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina.
bebida proteina eu atleta (Foto: Agência Getty Images)(Foto: Agência Getty Images)
O soro do leite passa por diversos processos de filtração, nos quais as gorduras e outros componentes de menor interesse nutricional são removidos, resultando em um concentrado protéico de altíssimo valor biológico. A metodologia utilizada no processamento vai definir a qualidade do produto final obtido;

Micro filtração: o soro do leite sofre uma filtração que possibilita a obtenção de proteínas que formam um concentrado proteico com baixa porcentagem de lactose, gorduras e micronutrientes.

Ultra filtração: utiliza membranas menores com a finalidade de obter maior concentração das proteínas do soro do leite. O soro passa por um filtro que permite a passagem das moléculas menores como a lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores (proteínas). É através deste processo que se obtém a Whey Protein Concentrada (WPC).
As proteínas do soro do leite podem estar na forma:
CONCENTRADA
A forma concentrada da proteína do soro do leite contém em torno de 29 a 89% de proteína. Normalmente é obtida por processo de ultra filtração, ou seja, um filtro que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores.
ISOLADA
É a forma mais pura da proteína do soro do leite, constituída em 90% ou mais por proteína pura.
Pode ser obtida através de 2 processos : microfiltração ou pela troca iônica (processo considerado o mais eficiente, atingindo 100% de pureza). Contém pouca ou nenhuma gordura ou lactose.
HIDROLISADA
As proteínas do soro do leite hidrolisadas estão na forma de dipeptídeo e tripepitideo, o que proporciona uma velocidade máxima de absorção.
Tanto a proteína concentrada quanto a isolada podem ser hidrolisadas. Este é a forma mais filtrada e altamente processada. É facilmente digerida e tem potencial reduzido para reações alérgicas.
PROTEÍNA ISOLADA E HIDROLISADA
Existem ainda produtos que possuem as duas propriedades. É a proteína pura ou quase pura que temos na proteína isolada tradicional com a absorção rápida e completa da proteína hidrolisada. Absorção de quase 100% de uma proteína de alta qualidade.

O consumo de proteínas ou aminoacidos é efetivo em estimular a síntese proteica, entretanto isto ocorre em níveis mais elevados quando a Proteína é combinada com carboidrato. A proteína é melhor absorvida na presença de carboidratos. Portanto nem sempre a forma isenta de carboidratos é a mais indicada.

A escolha do tipo de whey protein, quando e como usar vai depender da alimentação, objetivo e fase de treinamento. Deve ser prescrito pelo Nutricionista ou Médico.

Siga o Eu Atleta também no Instagram: @euatleta
As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Cris Perroni (Foto: GE)

Comum na lombar, escorregamento de vértebra exige reforço muscular


Espondilolistese pode ser congênita ou adquirida. Propriedades físicas da água ajudam na estabilização da coluna e redução das dores




Por Rio de Janeiro

hidroterapia Eu Atleta  (Foto: Divulgação)Hidroterapia fotalece musculatura (Foto:Divulgação)
A espondilolistese é um escorregamento de uma vértebra sobre a outra, mais comum na região lombar. Ela pode ser congênita, ou seja, a pessoa já nasceu com ela, ou adquirida por estresse ósseo, doença reumatológica, traumatismos, entre outras causas.
Quando sentimos dor continua, mesmo que não seja tão intensa, é necessário investigarmos. Existem diversos níveis de gravidade. Às vezes, o escorregamento é nível 1, mas podemos agravar a patologia se começamos a correr, causando impacto sobre a coluna. Cada caso é diferente. É necessário consultar um especialista. A resposta individual deve ser levada em conta.
É necessário trabalhar a musculatura envolvida, lembrando-se da casa de força que abriga a coluna lombar, sobre a qual comentamos dois artigos atrás. Quando diminuímos a intensidade dos exercícios, a musculatura fica fraca, aparece a barriguinha, aumenta a instabilidade da coluna, e as dores surgem. Por outro lado, se exigimos muito do nosso corpo, geramos muito impacto sobre a coluna, e podemos agravar uma listese já existente.
No caso da espondilolistese, dependendo dos sintomas, é necessário ter sessões de hidroterapia com tratamento específico, utilizando as propriedades físicas da água para estabilização lombar e diminuição do quadro álgico.
Na água, temos maior facilidade para realizar os exercícios devido à diminuição de carga sobre as articulações por causa do empuxo, força que vem de baixo para cima. Podemos correr, saltar e chutar, movimentos impossíveis de serem realizados fora da água por muitos alunos que sofrem de problemas como a espondilolistese. Em contrapartida, a água em movimento oferece uma resistência catorze vezes maior que o ar. Sendo necessário realizar bastante força para vencer a turbulência criada pelo movimento. Vamos experimentar a hidroterapia primeiro e, após a recuperação, passamos para natação, hidroginástica, hidropilates, hidrorunning, e outras atividades.
hidroterapia Eu Atleta  (Foto: Divulgação)No caso da espondilolistese, a hidroterapia pode ser necessária para a recuperação (Foto: Divulgação)
























Após um bom tratamento, com a aquisição da consciência corporal, com o domínio da respiração e o fortalecimento da musculatura, o atleta pode correr primeiro na água sem colocar os pés no chão e sem impacto. Depois com 10% do peso corporal, aumentando gradativamente até 50% do mesmo.
O atleta que gosta de correr no solo pode arriscar alguns trotes na areia, intervalando com a natação, dependendo da resposta do corpo. Devemos adaptar o nosso corpo à realidade existente, mantê-lo em bom estado e não piorá-lo. O maior objetivo é manter nossa qualidade de vida.
À medida que os anos passam, nossos ossos e músculos também se modificam. A lenda de que engordamos um quilo a cada dois anos não é verdadeira, mas é fato que o metabolismo fica mais lento. Por isso, a atividade física é importante para mantermos nosso arcabouço muscular protegendo ossos e articulações. Assim podemos manter a independência de ir e vir, subir e descer escadas, caminhar, dançar, praticar esportes, correr, nadar, fazer hidroginástica... Manter nossa vida ativa.
Sandra Wegner (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Segundo estudo, leite pode ajudar na recuperação após exercícios intensos


Pesquisadores avaliaram benefícios da ingestão do alimento, que contém carboidratos e proteínas na proporção adequada, depois de atividade física




Por São Paulo

A recuperação após a prática da atividade física é um dos grandes desafios para as ciências do esporte.  Este é um momento nobre, que nem sempre é devidamente valorizado. Durante a recuperação, nosso corpo adquire os benefícios do exercício que acabamos de fazer.
Existe um momento particularmente importante que corresponde aos primeiros trinta minutos imediatamente após o final da atividade. Durante este intervalo, as células musculares estão ávidas por nutrientes para repor os estoques de energia utilizados durante o exercício e também necessitam de proteína para reparar o chamado dano tecidual, provocado pelo esforço realizado.
A combinação de carboidratos e proteínas administrados no início da recuperação já é praticamente um consenso como estratégia nutricional. Com o propósito de confirmar este benefício, um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, realizou um trabalho científico que foi publicado este mês no Medicine and Science in Sports and Exercise, uma das revistas científicas mais importantes da área.
Mulher bebendo leite euatleta (Foto: Getty Images)Leite contém quantidade exata de carboidratos e proteínas necessários após exercícios (Foto: Getty Images)
Os pesquisadores avaliaram os benefícios da ingestão de um alimento que contém carboidratos e proteínas na proporção adequada imediatamente após o exercício: o leite. Os voluntários do estudo foram avaliados durante a recuperação em duas situações: uma situação controle onde ingeriam 500ml de água e outra onde ingeriam 500ml de leite semidesnatado imediatamente após a prática de uma atividade física intensa.
Quando os testes que avaliavam a recuperação foram aplicados 24, 48 e 72 horas após a atividade, os pesquisadores constataram importantes benefícios obtidos quando os voluntários ingeriram o leite, comparado com a ingestão de água. A recuperação proporcionada pela ingestão do leite era muito mais rápida e eficaz, comprovada por testes físicos e dosagem de indicadores sanguíneos relacionados aos processos de reparação tecidual e reposição dos estoques de energia.
Trata-se de uma comprovação científica dos benefícios de um dos alimentos mais importantes da nossa dieta que, se utilizado de maneira estratégica, pode proporcionar resultados que devem ser muito valorizados, por contemplar um momento especial que é a recuperação pós-exercício.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Consumida moderadamente, cerveja é benéfica para coração de esportista


Segundo estudos, bebidas fermentadas apresentam substâncias protetoras da saúde e podem ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim




Por São Paulo

Não tem polêmica, apenas uma surpresa para alguns desavisados. Há vinte anos, vários estudos sobre bebidas fermentadas - cerveja e vinho - surgiram entre as pesquisas sobre a famosa Dieta Mediterrânea. A presença de substâncias protetoras da saúde – polifenóis (flavonoides e isoflavona) e fitosteróis (resveratrol) - tanto no vinho como na cerveja explicam o paradoxo de consumidores de muita gordura animal que têm baixa incidência de aterosclerose no coração na população da região mediterrânea. O vinho se consolidou como bebida saudável, se não passar de uma ou duas taças por dia.
cerveja com álcool, uma das bebidas mais consumidas no mundo - o Brasil é o terceiro em produção e 17º em consumo per capita - agora teve também demonstrado que, se consumida moderadamente - 600 a 700ml/dia por homens e 350ml por mulheres-, produz benefíciossemelhantes aos do vinho. Ela ainda poderia ser reidratante na sua versão sem álcool, já que é composta de aproximadamente 95% de água.
Estas pesquisas científicas foram apresentadas em Congressos de Cardiologia dos EUA e da Europa, e publicadas em revistas científicas de grande impacto. Pesquisadores do Instituto de Saúde da Universidade de Griffith- Austrália criaram uma cerveja com teor alcoólico reduzido que diminui a desidratação através da adição de eletrólitos. Após um teste piloto, constataram que esta “nova versão” hidratou os indivíduos 1/3 a mais do que as outras cervejas testadas.
Corrida e cerveja (Foto: Divulgação)Segundo especialistas, consumo moderado de cerveja pode ser benéfico para corredores (Foto: Divulgação)
Citada no antigo testamento, a cerveja fez parte da dieta mediterrânea antiga e supõe-se que tenha surgido do líquido resultante do simples armazenamento da cevada em recipientes de barro expostos à chuva. Os estudos das bebidas fermentadas foram aprofundados em países como Alemanha, Grécia e Espanha. Recentes pesquisas feitas em Barcelona pela vice-presidente da Sociedade Espanhola de Cardiologia, a professora Lina Badimon, que também já atuou como pesquisadora no Mount Sinai Hospital de NY, analisaram porcos, que possuem características semelhantes aos humanos no que se refere à doença aterosclerótica.
Os animais foram divididos em três grupos, todos com dieta bem gordurosa: um grupo recebeu diariamente cerveja com teor alcoólico reduzido por 10 dias, outro grupo recebeu cerveja com teor alcoólico regular (3 a 8%) e o terceiro recebeu cerveja sem álcool. Os resultados mostraram que o grupo que mais se beneficiou da ação antioxidante no organismo foi o grupo que recebeu cerveja regular.
Nos humanos, o consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios, principalmente para os níveis de colesterol - aumentando o HDL e diminuindo o LDL - e elevando a produção interna de óxido nítrico, o mais potente vaso dilatador e antioxidante biológico e em alguns dos fatores de coagulação sanguínea. Importante notar que, apesar de mais discretos, a cerveja sem álcool também apresentou efeitos cardioprotetores.
A cerveja nunca será um remédio, mas, sim, um hábito de vida. Para não correr o risco de alcoolismo, deve ser muito bem esclarecido que o consumo dela deve ser obrigatoriamente moderado. Crianças, gestantes, cardíacos, doentes do fígado ou que estejam usando medicações incompatíveis com o álcool não devem consumir bebidas alcoólicas.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Nabil Ghorayeb (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Proteger a coluna é necessário para evitar doenças crônica e lesão grave



Pequenos cuidados no dia a dia ajudam a evitar dores e doenças. Flexibilidade e alongamentos não são a solução dos problemas




Por Jundiaí, SP
Dor Eu atleta (Foto: Getty Images)Dores na lombar são comuns mas podem ser
evitadas com cuidados duran(Foto: Getty Images)
Dor nas costas, especificamente na lombar, é algo que a grande maioria das pessoas vai sentir uma vez ou outra em algum momento da vida. Alguns cuidados são importantes para prevenir que esta dor se torne uma condição crônica e que evolua para uma lesão mais séria. Ficar parado, sem atividade física e esforços, não vai poupar a coluna de lesões. Então corredor, você já está no caminho certo. A saúde da coluna depende de uma quantidade balanceada de exercícios físicos, nem pouco nem em exagero.

A lombar possui uma curvatura natural chamada de lordose. Essa curvatura é normal e importante para o segmento. Estudos científicos mostram que pessoas que possuem essa curvatura muito pequena, o que é chamado de retificação lombar, têm maiores chances de desenvolverem hérnia de disco do que pessoas com a curvatura normal ou maior (hiperlordose).

Evitar situações em que ocorre retificação lombar é um fator de proteção para coluna. Assim, quando estiver sentado, procure colocar um apoio na região lombar (uma pequena almofada, ou uma toalha enrolada) para manter o segmento com a sua curvatura normal. Essa dica vale também durante os exercícios na academia: quanto mais reta a lombar estiver maior será a sobrecarga sobre ela e os riscos de lesão, então sempre procure um bom apoio para o segmento.

Os músculos abdominais funcionam como uma cinta protetora para a lombar. Porém o mais conhecido e difundido exercício abdominal, no qual se levanta o tronco para frente, não é o exercício mais adequado quando se pensa em proteção da coluna. Ele inverte a curvatura natural da lombar em um momento de esforço, o que aumenta as chances de lesão. Os melhores exercícios abdominais são aqueles feitos com pequenos movimentos e mantendo a lombar em sua posição natural, como os exercícios suspensos do TRX, que estão começando a ganhar visibilidade nas academias.

Flexibilidade e alongamentos nem sempre são a solução dos problemas, como é indiscriminadamente difundido por ai. Pesquisas mostram que quanto mais flexível é a coluna maiores são as chances de lesão e alongar os músculos desse segmento antes de atividades físicas não é benéfico. Para a coluna, estabilidade é mais importante do que flexibilidade.

Cuide hoje para não ter problemas amanhã. Sua coluna agradece.
Siga o Eu Atleta também no Instagram: @euatleta
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.Raquel Castanharo (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...