Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

MEU TREINO: Fernanda Gentil conta com 'Insanidade' para manter a forma


Repórter da TV Globo pratica programa de exercícios criado por um personal trainer americano que desafia os limites do corpo humano sem sair de casa




Por Igor Christ e Luma DantasRio de Janeiro


Para correr atrás do prejuízo causado pela alimentação calórica adotada durante a lua de mel, no início de 2013, a repórter da TV Globo Fernanda Gentil decidiu praticar um programa de exercícios pouco habitual: o "Insanity Workout".

Confira no vídeo como é esse treinamento insano: http://globotv.globo.com/rede-globo/eu-atleta/v/meu-treino-fernanda-gentil-conta-com-insanidade-para-manter-a-forma/2602124/)

- Eu conheci o programa durante a minha lua de mel, em janeiro. Só se falava dele nos Estados Unidos, é uma febre. Comi de tudo lá e decidi tomar um rumo quando voltasse. Achei que o Insanity seria uma ótima oportunidade. Foi uma descoberta - lembra.

Ao completar o primeiro mês se dedicando ao programa de segunda a sábado, Fernanda emagreceu 3kg. A mudança na alimentação, feita sob a orientação de uma nutricionista, também ajudou na perda de peso. O resultado chamou a atenção das amigas, que hoje praticam os exercícios com ela.

- Ao ver o resultado, você se motiva cada vez mais. Várias amigas minhas compraram, e aos sábados a gente faz um aulão, com todas as mulheres juntas - conta.

Mosaico_EU-ATLETA_Fernanda-Gentil (Foto: Infoesporte)Estica, puxa, alonga...é o treinamento 'insano' de Fernanda Gentil (Foto: editoria de arte)
























Fazer os exercícios ao lado das amigas é um dos segredos de Fernanda para se motivar ainda mais. Sempre que consegue, ela faz o programa junto de uma convidada, na sala da própria casa. 
- Eu sempre faço com uma amiga para dar uma incentivada. Eu arrasto os móveis, coloco o DVD e faço na sala de casa mesmo. É um ótimo exercício, eu recomendo muito!

MEU TREINO
O Insanity Workout é um programa de aulas em dez DVD’s criado pelo personal trainer americano Shaun T. para ser feito sem a ajuda de aparelhos, apenas movimentando o corpo. O projeto, que dura um pouco mais de dois meses, deve ser praticado seis vezes por semana. São trinta dias de aulas para perder gordura e outros trinta para ganhar massa muscular, com um intervalo de uma semana de exercícios mais leves no meio. 
- É um exercício bem completo, que trabalha todos os músculos. Junto com o programa, vem uma espécie de manual dizendo o que cada DVD exercita, cada um deles tem um foco diferente. Quando você está fazendo, sente tudo doer - explica.
Um calendário de aulas orienta o usuário a respeito da sequência exata do programa. Os vídeos do primeiro mês têm 40 minutos de duração. As quatro últimas semanas são mais intensas e mais longas, com aulas de 50 minutos.
Fernanda Gentil Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Repórter trabalhando no Rio (Foto:Arquivo Pessoal)
O dia a dia de repórter não permite que Fernanda pratique o exercício sempre no mesmo horário, pois sua agenda de trabalho varia muito. No entanto, ela garante que este nunca foi um motivo para deixar de fazer a atividade física em casa, mesmo quando seu tempo livre é só durante a madrugada.  
- Desde que eu comprei o programa, eu procuro fazer certinho, de segunda a sábado, mas não faço sempre no mesmo horário. Já fiz às cinco horas da manhã, antes de ir trabalhar, mas também já fiz às duas horas da manhã, depois do trabalho... Não depende de nada, o DVD está aqui, é na sala de casa, o vizinho nunca reclamou, nem o meu marido, então faço a qualquer hora - brinca.
Como se não bastasse todo o esforço exigido pelo treinamento, nos dias em que tem mais tempo disponível, Fernanda também malha na academia.  
- Quando dá tempo, vou à academia. Mas é difícil eu ter tempo para me arrumar, sair de casa para ir à academia, pegar trânsito e voltar. O Insanity é prático, se estou em casa e tenho 50 minutos, consigo me exercitar.
MINHA ALIMENTAÇÃO 
Sem horário de trabalho fixo, a alimentação de Fernanda também não segue uma rotina rígida. Muitas vezes, as gravações fazem com que ela tenha que antecipar ou adiar alguma refeição. Para manter o intervalo máximo de três horas sem comer, ela carrega frutas, barras de cereal e iogurtes para onde vai. Quando não pode almoçar no horário certo, faz mais um lanche e almoça depois.  
- Sempre levo frutas, barras de cereal e iogurte na bolsa, pois não tenho horários fixos e mantenho um intervalo de três horas entre uma refeição e outra. Mesmo que mude a hora do almoço por causa de uma matéria ou de viagem, tenho um lanche para não ficar muito tempo sem comer - explica Fernanda, que também evita comer carne vermelha. 
Confira abaixo como é feita a alimentação diária da repórter do Globo Esporte: 
Meu Treino, Fernanda Gentil (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

DICAS
Bem-humorada, Fernanda brinca com a dificuldade das aulas e faz caretas até mesmo enquanto se exercita. Justamente por saber que o grau de exigência física do Insanity é intenso, a dica da repórter para aqueles que decidem se aventurar no programa é básica, porém valiosa.
- Minha dica para quem está começando a fazer agora é ter muita dedicação. Resistir bastante, porque é insano mesmo, o nome é perfeito para o exercício. Outra dica muito importante é fazer tudo no seu ritmo. Você não precisa ir no ritmo do professor do programa, que é uma coisa louca, porque ele é muito bem preparado. Faça os exercícios, mas com a sua intensidade. Não adianta querer fazer exatamente o que ele faz, porque você não vai conseguir - aconselha.
SEGREDO DA BOA FORMA
O desejo de manter uma rotina saudável aliado à exposição característica do trabalho motivam Fernanda a não descuidar de si mesma. Com 1,69m e 62 kg, ela atribui a boa forma conquistada à sua dedicação. Na opinião da repórter, o segredo para conseguir um corpo bonito é sentir vontade de mudar e procurar a orientação de profissionais especializados, como nutricionistas e professores de educação física. 
- O primeiro passo para a boa forma é ter vontade de levar uma vida saudável, precisa partir da própria pessoa. A partir do momento em que você olha para si mesmo, não se satisfaz com o que vê e quer melhorar, falta só dar o primeiro passo: procurar a orientação de um nutricionista e escolher um exercício. Hoje em dia, há tantas atividades diferentes. Tem o Insanity, tem os circuitos nas praias, tem academia, tem aulas das mais variadas... Não há desculpa para não fazer nada. Todo mundo procura gostar cada vez mais de si mesmo, gostar da sua boa forma é uma ótima maneira de começar - ensina.
Fernanda Gentil Eu Atleta (Foto: Luma Dantas/ EuAtleta)Fernanda Gentil se hidrata durante um dos intervalos do programa Insanity (Foto: Luma Dantas/ EuAtleta)












Desequilíbrio muscular durante corrida pode causar sobrecarga nos tendões



Além da adequação do volume de treinos e dos períodos de descanso, os casos de tendinite exigem uma visão global do corpo para evitar complicações



Por Jundiaí, SP

Tendinite, tendinose, tendinopatia. Deixando a terminologia técnica de lado, estas palavras se traduzem na conhecida dor no tendão, a estrutura que fixa os músculos aos ossos. Ele é relativamente rígido e não contrátil, ou seja, não tem a capacidade de contração e relaxamento do músculo, e pode ser comparado a uma corda, que é tensionada toda as vezes em que o músculo se contrai.
chamada Pé dor Tendão eu atleta corrida (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Fraquezas musculares no quadril e joelho podem lesionar tendão  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)




















As dores e inflamações no tendão surgem quando essa estrutura está sob algum tipo de sobrecarga, como em casos de excesso de treinamento, movimentos repetitivos e tempo de repouso inadequado entre os treinos. Mas quem já sofreu com lesões no tendão deve ter percebido que controlar apenas os fatores citados não resolve completamente o problema, não é mesmo? Isso porque, muitas vezes, a causa da sobrecarga no tendão pode ter sua origem no desequilíbrio entre os músculos do corpo e em padrões de movimento inadequados.
Vou citar o exemplo da tendinite do tendão de Aquiles para explicar: o tendão de Aquiles fixa o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar. Ele fica tensionado todas as vezes em que a panturrilha se contrai ou quando ele é alongado. Então, se durante os movimentos a panturrilha está contraindo mais do que deveria ou o tendão está sofrendo mais alongamento do que aguenta, a tendinite vai aparecer.
Na corrida, essa situação de sobrecarga do tendão de Aquiles acontece, por exemplo, se há uma fraqueza das musculaturas do quadril e do joelho, o que faz com que a panturrilha tenha que trabalhar em dobro para compensar esse déficit, e o tornozelo se mova de forma inadequada, prejudicando ainda mais o tendão.
Por isso, além da adequação do volume de treinos e dos períodos de descanso, os casos de tendinite exigem uma visão global do corpo. Se estiver sob tratamento para esse tipo de problema, não deixe de lado o fortalecimento dos grupos musculares das partes do corpo não acometidas, porque isso pode fazer a diferença na sua recuperação.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
Raquel Castanharo (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Natação: confira dicas do que comer e beber durante os treinamentos



Nutricionista afirma que carboidratos devem compor de 55 a 65% da dieta dos nadadores. Hidratação também é importante para a performance




Por Rio de Janeiro

A prática da natação está crescendo a cada dia. Inúmeras assessorias esportivas vêm preparando praticantes amadores para melhora da performance, travessias, duatlo e triatlo. O desempenho depende da regularidade do treinamento, alimentação adequada e hidratação, que permitem adaptação e recuperação mais rápida. Os carboidratos devem compor de 55 a 65% da dieta: frutas, vegetais, pães, cereais, arroz, quinua, massas, milho, batata, aipim, inhame, já que o exercício prolongado reduz os níveis de glicogênio muscular. Atenção à hidratação durante o dia. Veja abaixo como deve ser feita nutrição dos esportistas.
Natação Maria Lenk Joanna Maranhão (Foto: Satiro Sodre/SSPress)Se alimentar corretamente e caprichar na hidratação são dicas para nadar bem (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
























Antes do treino:

Uma a duas horas antes do treino devem ser prioridades a ingestão de água, carboidratos e evitar o consumo de gorduras. Não praticar exercício físico em jejum, pois pode haver redução da performance.

- Suco de fruta ou fruta + sanduíche com queijo magro, ou pelo menos ingerir uma fruta ou barra de cereal.
Durante o treino:

Atletas de esporte aquático podem ter menor percepção da sensação de sede, portanto devem deixar na borda da piscina uma garrafa com água ou bebida contendo água e carboidrato.

- Três colheres de sopa de Maltodextrina em 500ml de água.
Em treinos ou provas acima de uma hora, deve ser ingerido de 30 a 60g de carboidrato a cada hora para evitar hipoglicemia, depleção de glicogênio e fadiga.

Deve ser utilizada bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, melhorar a palatabilidade e repor as perdas pelo suor.
Após o treino:

Em treinos de alta intensidade e acima de uma hora, além de carboidratos, pode ser utilizada proteína para repor o glicogênio muscular e acelerar a recuperação.
Indicação: 20g carboidrato + 10g de proteína para recuperação. Veja os exemplos abaixo:

- Sanduíche de queijo magro com geléia
- Maltodextrina com whey protein
- Sport drink: carboidratos com proteína
Alimentação adequada, individualizada, boa hidratação e descanso são fundamentais para a melhora da performance.
As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Cris Perroni (Foto: GE)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...