Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dados científicos apontam para os problemas do uso de anabolizantes



Lista de efeitos colaterais relacionados à utilização de esteroides é longa




Por São Paulo
O nosso artigo da última semana sobre uso irresponsável de anabolizantes, como era de se esperar, causou um furor agressivo de alguns. Depois de análise fria, decidimos manter a luta que não é só nossa, mas da Medicina contra usos e abusos de medicamentos anabolizantes por jovens, desinformados e certamente enganados por colegas e vendedores pela internet.
Com afirmações de que o uso controlado não traria problemas, vendem até óleos veterinários para aumentar a massa muscular de humanos. Vamos aos dados científicos, segundo os médicos pesquisadores Parkinson AB e Evans NA, no artigo  “Anabolic androgenic steroids: a survey of 500 users” publicado no Med Sci Sports Exerc 2006: temos informação dos seguintes efeitos colaterais: atrofia testicular (63,6%); acne (63,4%); insônia (51,2%); estrias (44,4%); alteração do humor (42,8%); disfunção sexual (24,6%); ginecomastia (23%).
Anabolizantes eu atleta (Foto: Agência Getty Images)Uso de anabolizantes para ganhar músculos gera problemas para a saúde (Foto: Agência Getty Images)









A pesquisa de Ebenbichler CF, Sturm W, Ganzar H et al. “Flow-mediated, endothelium-dependent vasodilation is impaired in male bodybuilders taking anabolic androgenic steroids.  Atherosclerosis  2001”, é assustadora. Mostra que o uso indevido e de não indicação médica com o passar das semanas aumenta o risco de aterosclerose por elevação do colesterol ruim LDL para níveis acima de 180mg% (ideal ao redor de 100 a 120 mg%), diminuição importante do colesterol protetor HDL para níveis próximos de 15mg% (normal acima de 40 mg%) e outra pesquisa de Sullivan ML e colaboradores “The cardiac toxicity of anabolic steroids. Prog Cardiovasc Dis 1998” mostrou que o PCR ultra sensível (marcador de forte inflamação celular) aumenta até três vezes mais que o normal (300% a mais). Além disso, a retenção hídrica e de sódio gera o desenvolvimento de hipertensão arterial com suas consequências patológicas cardiovasculares e lesões renais. 
Outra fonte de informações da gravidade do uso é o site www.steroid.com que indicou outros efeitos relatados nas pesquisas médicas: cistos hepáticos hemorrágicos, arritmias cardíacas, retardamento ou abolição do crescimento por ação nas epífeses ósseas e calvície. Como não acreditam que ocorreram mortes de atletas usuários aqui estão três que já foram divulgadas: fisiculturista alemão Munzer e jogadores de futebol americano: Korey Stringer e Eraste Autin.

Efeitos psíquicos dos anabolizantes em indivíduos inicialmente sadios:
- 25% dos indivíduos sofriam de algum tipo de transtorno de humor, desde mania e transtorno bipolar até depressão profunda Pope e Katz, (1994).
- Ocorreu correlação entre uso de esteroides anabolizantes e um decréscimo na tolerância à frustração ou performance pobre. Daigle (1990)
- Comparação entre jovens atletas usuários e não usuários de anabolizantes mostraram uma maior agressividade, maior impulsividade e menor cooperatividade do primeiro grupo em relação ao segundo grupo Lise (1999)
- Uso de anabolizantes levam a atos agressivos em geral, mudanças súbitas de temperamento, síndromes comportamentais, aumento da irritabilidade, raiva e hostilidade, ciúme patológico, alterações da libido segundo Silva e colaboradores (2002)
Bem, o esclarecimento para que se evite o uso de esteroides anabolizantes continua e esperamos que os responsáveis e familiares de prováveis usuários os ajudem, apenas esclarecendo os riscos inúteis e graves a que se submetem. Para uma boa forma corporal, o treinamento por profissional e orientação nutricional são perfeitamente suficientes.
Nabil Ghorayeb (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

O perigo do uso dos anabolizantes: esteroides geram efeitos colaterais


Drama vivido pelo cantor Netinho, internado com lesão grave no fígado por possível uso de substâncias para ganhar músculos, é exemplo do problema



Por São Paulo

Os esteroides anabólicos continuam provocando sérios problemas para a saúde dos usuários. O último episódio que tem sido divulgado pela mídia é o do cantor Netinho. Como se tem notícia, a causa do sério quadro que ele apresenta é um problema no fígado. O efeito de doses continuadas de esteroides é devastador sobre este órgão.
homem músculo Eu Atleta (Foto: Getty Images)Uso de anabolizantes para ganho de massa muscular pode ter danos irreversíveis (Foto: Getty Images)











O agravante é que a lesão hepática que ocorre é irreversível. Ou seja, mesmo controlada, vai se instalar uma perda da função hepática. O perigo do uso de anabolizantes não se restringe ao fígado, existem vários outros efeitos colaterais decorrentes. Podemos dizer que o preço por ganhar músculos é altíssimo, e a relação de danos para a saúde é uma lista tenebrosa:
- Aumento significativo da incidência de tumores, principalmente no fígado;
- Elevação severa do colesterol ruim (LDL) e redução do colesterol bom (HDL) (este efeito aumenta a incidência de obstrução de artérias, provocando inclusive casos de infarto do miocárdio em indivíduos jovens);
- Efeitos de alteração do comportamento, com tendência a potencializar a agressividade, podendo até mesmo provocar surtos psicóticos;
- Alterações epidérmicas exacerbadas, com elevada incidência de acne, o que acaba quase “denunciando” o usuário.

O que o usuário do sexo masculino talvez não saiba e não valorize porque os sintomas ficam camuflados, é o efeito dos esteroides na função reprodutora masculina. O uso do hormônio diminui a produção de espermatozoides, podendo até mesmo, causar esterilidade.
No balanço entre benefícios e prejuízos dos esteroides, pode-se dizer que a eventual melhora de estética perde de longe para os prejuízos para a saúde. Existe também uma frase que ilustra este quadro: Os esteroides aumentam os músculos e entopem as coronárias!
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / Euatleta.com.
Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Os benefícios dos alimentos integrais



Ricos em fibras, eles são indicados na prevenção de constipação, diabetes, doenças cardiovasculares, diverticuloses e até alguns tipos de câncer.


Por Rio de Janeiro

pão integral (Foto: Getty Images)O pão integral é feito com o grãos moídos em sua totalidade: farelo, gérmen e endosperma (Getty Images)









Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro).
Apresentam praticamente a mesma quantidade de calorias, sendo que os integrais muitas vezes possuem o valor calórico um pouco maior, mas por promoverem maior saciedade e inúmeros benefícios à saúde são indicados em programas para perda de peso.
Segundo a American Dietetic Association são vários os benefícios atribuídos ao consumo adequado de fibras alimentares como por exemplo: diminuição do colesterol, prevenção da constipação, aumento da saciedade, redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, prevenção e tratamento de diverticuloses e tratamento do diabetes tipo 1, prevenção de vários tipos de câncer.
O consumo das fibras deve ser de 25 a 35g diariamente, alcançados através da ingestão de frutas, verduras e legumes e preferência pela ingestão de produtos integrais (arroz integral, macarrão integral, biscoitos integrais)
As fibras estão presentes nos componentes da dieta ricos em carboidratos, são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado e sofrem fermentação parcial no intestino grosso. São componentes principalmente de cereais (pães, bolos, biscoitos...) As farinhas integrais consistem de grãos moídos em sua totalidade e são constituídas pelo farelo, pelo gérmen e pelo endosperma.
No Brasil, também pode ser considerada farinha integral de trigo aquela com adição de farelo à farinha refinada. É muito importante a leitura do rótulo dos alimentos para escolher os produtos com maior quantidade de fibra alimentar.
Veja alguns exemplos do teor de fibra dos alimentos
ALIMENTO                                             QUANTIDADE                                        TEOR DE FIBRA (G)                                                 
Arroz integral100g2,7                       
Arroz polido100g1,6
Pão francês1 und/50g1,7                                
Pão francês de aveia2 fatias/50g3,0
Pão de forma integral2 fatias/50g4,0
Barra de cereal Nature Valley1 unidade5,7
Barra de Mixed Nuts1 unidade3,2
Barra de cereal1 unidade0,8
Biscoito Nesfit1 embalagem 21g1,1
Biscoito Club social integral1 embalagem 26g0,8
Cookie light Jasmine35g2,1




Cris Perroni (Foto: GE)











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...