Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Whey Protein, maltodextrina, BCAA e creatina: veja benefícios e indicações


Os suplementos são nutrientes isolados que viraram um recurso de ampla utilização entre praticantes de atividades físicas. Confira alguns exemplos



Suplemento euatleta (Foto: Getty Images)Whey Protein: proteína do soro do leite é usada por
praticantes de musculação (Foto: Getty Images)
Os suplementos são nutrientes isolados que se tornaram um recurso de ampla utilização entre os praticantes de atividades físicas. Apesar de muito consumidos, ainda existe muita controvérsia a respeito de sua adequada indicação, e a própria ciência danutrição esportiva é ainda uma ciência em fase de franca evolução, acumulando cada vez mais evidências que possam esclarecer tais controvérsias. Existem vários suplementos nutricionais que já tem definidos seus benefícios e suas indicações específicas. Podemos aqui destacar alguns dos mais conhecidos:
WHEY PROTEIN - Proteína extraída do soro do leite, que é utilizada para adequar o aporte proteico em programas de aumento de massa muscular. Tem também importante papel durante a recuperação pós-exercício. Seu consumo diário deve ser ajustado pelo peso corporal e também de acordo com a quantidade de exercícios realizados.
MALTODEXTRINA - Carboidrato de fácil digestão e absorção. Costuma ser indicado como fonte de energia para ser consumido antes das atividades físicas. Neste caso é importante assegurar sua adequada diluição para possibilitar o rápido esvaziamento gástrico. Tem ampla indicação no ajuste do aporte calórico diário para ganho de massa muscular, além de ser nutriente fundamental para reposição de energia no pós-exercício imediato associado à proteína. Para os praticantes de corridas, a maltodextrina deve ser consumida imediatamente após um treino ou uma prova para repor o mais rápido possível o glicogênio muscular.
BCAA - Aminoácidos de cadeia ramificada. Os BCAA são três aminoácidos: Leucina, Valina e Isoleucina. São nutrientes que podem ser utilizados como fonte de energia, porém seu papel comprovado pela ciência tem sido cada vez mais associado ao mecanismo de reparação do dano tecidual causado pelo exercício. Dos três aminoácidos, a Leucina parece ser o nutriente com maior importância no mecanismo de recuperação. Seu consumo deve ser sempre associado ao pós-exercício imediato.
CREATINA - Nutriente sintetizado a partir de três aminoácidos: Glicina, Arginina e Metionina. A Creatina é um composto que existe armazenado nas células musculares. Sua ligação com o radical fosfato armazena energia para ser utilizada na produção na contração muscular. Quando se associa a suplementação de creatina com o exercício de força, as células musculares tendem a aumentar seu conteúdo intracelular de creatina, e desencadear um mecanismo de ativação enzimática que resulta em maior síntese de proteínas e aumento da massa muscular.
A suplementação deve ser diária e sempre associada a exercícios resistidos (musculação). A utilização de suplementos pode trazer benefícios não só de melhora de desempenho físico e estética, como também na promoção de saúde, muitas vezes corrigindo carências nutricionais decorrentes de maus hábitos alimentares. Sua adequada indicação deve sempre partir de um profissional atualizado com o conhecimento científico da área.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)






Por 
São Paulo 

Dia do café: efeitos positivos que ele propicia na performance esportiva


O café deixa de ser o vilão e passa a desempenhar funções como aumento da capacidade de concentração, diminuição do desânimo e ação positiva na performance

cafe (Foto: Getty Image)Café é um aliado no desempenho esportivo (Foto: Getty Image)












No dia 14 de abril comemora-se o Dia Internacional do Café e o nosso cafezinho voltou ao cenário mundial deixando de ser o vilão (causador de problemas estomacais, estresse e distúrbios do sono), passando a desempenhar funções importantes como aumento da capacidade de concentração e atençãodiminuição do desanimo e da apatia e ação positiva na performance esportiva.

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. É uma das bebidas mais consumidas no mundo.

É considerado um estimulante por possuir cafeína, que chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. É um derivado da xantina com ação estimulante do Sistema Nervoso Central, entretanto não é considerada uma droga terapêutica e apresenta baixa indução a dependência a sua utilização.

Encontrada naturalmente nos alimentos (café, chocolate, guaraná, mate)bebidas a base de cola (refrigerantes), preparações e como suplemento nutricional, cápsula ou pó, principalmente em suplementos denominados “pré treinos e termogênicos”. Não possui valor nutricional.
Tem sido amplamente utilizada como recurso ergogênico na prática esportiva com o objetivo de retardar a fadiga, ter efeito estimulanteaumento da performance em exercício de força e principalmente em exercícios aeróbicos e aumentar a oxidação de lipídeos(mobilização\ queima de gordura)

É muito utilizada por atletas, principalmente ciclistas e corredores de média e longa distância, principalmente após ter sido removida da lista proibida da World Anti-doping Agency (Wada).

Estudos mostram eficácia na utilização de 3 a 6 mg de cafeína\ kg de peso.

A ingestão de altas doses de cafeína, 10 a 15mg\ kg peso, podem alcançar valores tóxicos e existem pessoas que são mais sensíveis do que outras.

Efeitos adversos da sua utilização em altas dosagens: tremor, insônia, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, elevação da pressão, náuseas, desconforto gastrointestinal e problemas estomacais (principalmente utilizada sozinha e em jejum).

Atletas que utilizam muitos géis ou jujubas de carboidratos (fontes de cafeína) e cápsulas de cafeína precisam ter cuidado para não apresentarem urgências intestinais durante treinos ou provas (1 gel de carboidrato contém em média 20mg cafeína, existem ainda versões com doses bem maiores) . Para indivíduos mais sensíveis à cafeína podem ser usados gel ou jujuba sem cafeína.
TABELA produtos cafeína Eu Atleta (Foto: Editoria de Arte)

















* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Cris Perroni (Foto: GE)























Por 
Rio de Janeiro 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...