Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Exercícios, dieta e redes sociais: um meio de compartilhar as conquistas


Na batalha diária para emagrecer e ter uma vida mais saudável, internautas revelam as suas experiências, dificuldades e até dão dicas para 'seguidores'


Por Igor Christ e Luma Dantas Rio de Janeiro

Não basta procurar orientação profissional, fazer dieta e suar a camisa para perder peso. Na busca para entrar em forma com saúde, algumas pessoas apostam nas redes sociais como um meio de compartilhar experiências, dificuldades, superações e até dar dicas de treinamento e alimentação. O estímulo vem dos amigos - reais ou virtuais - que apoiam e comentam as conquistas divulgadas na internet.

Para fazer um diário e andar na linha, o advogado Luiz Gustavo Teixeira, de 27, anos decidiu criar o blog "Eu Emagreço". Com ele, o carioca queria ajudar outras pessoas a terem acesso às informações sobre alimentação, exercícios e hábitos saudáveis que conseguira nos últimos anos com o apoio de professores de educação física, médicos e nutricionistas.

- As pessoas precisam de exemplos. Eu sou uma pessoa normal, que vem conseguindo atingir os objetivos e exercer o mais importante para uma rotina mais saudável: a disciplina. Escutar isso de alguém causa uma impressão e um impacto na sua vida, mas ver e comprovar é diferente - disse Luiz, que mostra em detalhes quantos gramas perdeu em um dia, os pratos das refeições feitas e também que suplementos está usando na dieta.

Antes e depois, alimentação, suplementos e idas para a academia viram posts (Foto: Arquivo Pessoal)

Luiz, aliás, sabe na prática como funciona o "efeito sanfona". Em 2008, ele conseguiu perder 24kg em quatro meses com dieta regrada e musculação. Entretanto, voltou a engordar e emagrecer diversas vezes desde então, percebendo que precisava de um estímulo a mais para virar esse jogo de forma duradoura.
Eu tinha receio do que meus amigos iriam pensar e da reação das pessoas. O que consegui foi um festival de curtidas, incentivos e comentários
Luiz Gustavo

- O meu plano inicial era criar um blog, com texto, vídeo e páginas em diversas redes sociais que pudessem mostrar esse processo de mudança. Desde fotos do que eu como, da rotina de treino, até relatos detalhados e semanais que informariam a melhora do meu desempenho - explica.

Ao contrário de Luiz, o objetivo de Mariah Antunes, de 24 anos, não era perder peso. Aos 20, ela descobriu que estava com o nível triglicerídeos - uma forma de gordura que circula na corrente sanguínea - muito elevado, além de ter alergias alimentares que exigiam uma mudança de estilo de vida.

- Minha vida mudou porque descobri alguns problemas de saúde que me fazem ter que comer bem e praticar exercícios. No começo, foi muito difícil, mas percebi que seria infeliz se não passasse a gostar disso. Então aprendi a fazer comidas que fossem saudáveis e também apetitosas e me desafiei a evoluir em diferentes tipos de exercício - lembra.

A pedido dos amigos, a estudante de Psicologia fez um perfil na rede social Instagram para publicar fotos de sua rotina de alimentação e prática de exercícios físicos. A iniciativa teve tanto sucesso que ela criou uma página na internet para instruir melhor seus seguidores e estimulá-los. No entanto, as fotos e o blog usados para ajudar os internautas acabaram sendo úteis também para Mariah.

Mariah usa as redes sociais para mostrar fotos dos treinos e de sua alimentação (Foto: Reprodução internet)

- O apoio das pessoas também serve de estímulo para mim. É notável como ajuda, virou uma nova recompensa! Além disso, é de fácil acesso. Se fico com preguiça de malhar, olho as fotos no celular, lembro que também tenho que fazer a minha parte, e rapidamente o ânimo volta - conta.

Ao iniciar o projeto de vida saudável, a estudante não estabeleceu metas para as mudanças físicas, mas reconhece que o resultado de anos de dedicação à musculação, yoga e pilates é visível em seu corpo. Em um mês e meio, ela perdeu 7% de gordura corporal e ganhou 4kg de massa magra.

- Este é o meu projeto de vida, não estipulei metas físicas. Busco minha saúde, mas posso dizer que meu corpo mudou muito desde que adotei novos hábitos. Troquei gordura por massa magra. Além disso, sou uma pessoa mais positiva e produtiva - analisa.

Corrida e redes sociais: divida suas conquistas e curta com os amigos

Já o projeto de Luiz Gustavo começou em janeiro de 2013. Com 99,6Kg e 25% de gordura corporal, Luiz tirou fotos e registrou todas as suas características no blog. Em quatro meses, já emagreceu 7kg - foram 10kg perdidos e outros três ganhos em massa muscular - e diminuiu o percentual de gordura para 17%. Está contente e confiante, mas revela que planeja melhorar ainda mais esses índices neste ano.

- O objetivo não é perder o máximo de peso possível, mas conseguir ganhar massa magra de forma significativa perdendo a gordura aos poucos. Esse é o processo que vem sendo relatado. É mais longo e mais difícil do que apenas emagrecer, mas tem me trazido benefícios - frisa.
Acompanhar a transformação de outros e receber apoio também me motiva"
Mariah Antunes

Além de fotos, relatos, dicas e vídeos sobre as mudanças semanais no blog, Luiz usa o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube para atingir mais pessoas. Mas para alcançar tudo isso, explica que precisou driblar a vergonha de ver a sua vida tão exposta.

- Tinha bastante receio do que meus amigos pensariam e também da reação das pessoas que me conhecem. Brincadeiras à parte, o que eu consegui nesse tempo foi um festival de curtidas, incentivos, comentários e visualizações. Fiz um post falando às pessoas que me seguem para criarem as suas páginas e compartilharem experiências - ressaltou o carioca, comemorando o sucesso do blog pessoal e do @euemagreco, que tem cerca de 10 mil visitas e oito mil curtidas.

Tímida, Mariah também tinha receio de se expôr demais ao publicar imagens de seu dia-a-dia na internet. Mas o apoio dos amigos e o sucesso da iniciativa trouxeram cada vez mais prazer em contar sua história e divulgar a rotina saudável nas redes sociais. A ideia foi tão bem aceita que os seguidores da estudante começaram a imitá-la. Sua professora de pilates, Julia Wuilliez, passou a divulgar fotos de suas refeições e exercícios no Facebook para se motivar.

Mariah malha pesado na academia, mas não dispensa os exercícios feitos na praia (Foto: Arquivo Pessoal)

- Vejo esta atitude como um compromisso com quem me acompanha nas redes sociais. Cada "curtida" que recebo em uma publicação é como se a pessoa estivesse me dizendo "Isso aí, continue firme!" - explica Julia.

- A maioria dos amigos me incentiva. Ver que a sua experiência tem uma boa influência na vida de outras pessoas é maravilhoso! Além disso, acompanhar a transformação de outros e receber o seu apoio e carinho também me motiva - celebra Mariah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dicas e considerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...