Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dores na sola do pé? Fisioterapeuta explica tratamento da fascite plantar



Problema causa um incômodo na sola e na região próxima ao calcanhar. 
A dor nos primeiros passos da manhã são características desta patologia

Por Jundiaí, SP
pé sola corrida Eu Atleta (Foto: Getty Images)Sente dores na sola do pé? Cuidado, pode ser
a temida fascite plantar (Foto: Getty Images)


A fascite plantar é um problema que causa dor na sola do pé, na região próxima ao calcanhar, e muitas vezes é acompanhada de um esporão de calcâneo. Dor nos primeiros passos da manhã é um sinal característico dessa patologia que tanto atrapalha os corredores e quem caminha ou fica em pé por longos períodos ao longo do dia.
Esse quadro acontece devido a uma sobrecarga na fáscia plantar, estrutura que recobre os músculos da sola do pé. Dentre as funções da fáscia nos movimentos, incluem-se como mais importantes: auxílio na sustentação do arco medial do pé (elevação que existe na parte interna) e absorção do impacto do corpo com o solo. A sobrecarga na fáscia ocorre quando há alguma alteração relacionada a esses dois mecanismos, como:
- Pé chato: pessoas com o pé chato, ou plano, tem o arco medial do pé rebaixado, o que está relacionado ao aparecimento de fascite plantar. Essa condição pode ser causada por fraqueza dos músculos do pé.
- Pronação do pé: a pronação do tornozelo durante a corrida (padrão em que o calcanhar cai para dentro) também gera uma situação de stress para a fascia plantar. A pronação pode ocorrer devido à fraqueza do tibial posterior, músculo da perna que se insere no arco plantar, ou até mesmo por problemas na pelve, onde a musculatura não é capaz de manter o membro inferior alinhado e todas as articulações sofrem um desvio, inclusive o tornozelo.
- Alto impacto do corpo com o solo: na corrida o arco do pé e a fáscia plantar se distendem para absorver o impacto com o solo. Se esse impacto for muito grande, ou se outras partes do corpo estão fracas e não contribuem nessa tarefa de absorção, a fáscia plantar pode ser machucada. Algumas características externas também podem tornar o impacto muito grande para o corpo, como corrida em terrenos muito rígidos (concreto, por exemplo) e calçados inadequados.
- Excesso de treinamento sem orientação e sobrepeso também são fatores relacionados ao aparecimento da fascite plantar.
Tratamento
A causa da sobrecarga na fáscia plantar deve ser diagnosticada e revertida. Em relação ao tratamento fisioterapêutico isso pode ser feito, por exemplo, através de fortalecimento dos músculos do pé, treino do movimento para melhor amortecimento de impacto, alongamento e uso de bandagens e palmilhas.
Raquel Castanharo (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dicas e considerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...