Estica, puxa, alonga...é o treinamento 'insano' de Fernanda Gentil (Foto: editoria de arte)
Fazer os exercícios ao lado das amigas é um dos segredos de Fernanda para se motivar ainda mais. Sempre que consegue, ela faz o programa junto de uma convidada, na sala da própria casa.
- Eu sempre faço com uma amiga para dar uma incentivada. Eu arrasto os móveis, coloco o DVD e faço na sala de casa mesmo. É um ótimo exercício, eu recomendo muito!
O Insanity Workout é um programa de aulas em dez DVD’s criado pelo personal trainer americano Shaun T. para ser feito sem a ajuda de aparelhos, apenas movimentando o corpo. O projeto, que dura um pouco mais de dois meses, deve ser praticado seis vezes por semana. São trinta dias de aulas para perder gordura e outros trinta para ganhar massa muscular, com um intervalo de uma semana de exercícios mais leves no meio.
- É um exercício bem completo, que trabalha todos os músculos. Junto com o programa, vem uma espécie de manual dizendo o que cada DVD exercita, cada um deles tem um foco diferente. Quando você está fazendo, sente tudo doer - explica.
Um calendário de aulas orienta o usuário a respeito da sequência exata do programa. Os vídeos do primeiro mês têm 40 minutos de duração. As quatro últimas semanas são mais intensas e mais longas, com aulas de 50 minutos.
Repórter trabalhando no Rio (Foto:Arquivo Pessoal)
O dia a dia de repórter não permite que Fernanda pratique o exercício sempre no mesmo horário, pois sua agenda de trabalho varia muito. No entanto, ela garante que este nunca foi um motivo para deixar de fazer a atividade física em casa, mesmo quando seu tempo livre é só durante a madrugada.
- Desde que eu comprei o programa, eu procuro fazer certinho, de segunda a sábado, mas não faço sempre no mesmo horário. Já fiz às cinco horas da manhã, antes de ir trabalhar, mas também já fiz às duas horas da manhã, depois do trabalho... Não depende de nada, o DVD está aqui, é na sala de casa, o vizinho nunca reclamou, nem o meu marido, então faço a qualquer hora - brinca.
Como se não bastasse todo o esforço exigido pelo treinamento, nos dias em que tem mais tempo disponível, Fernanda também malha na academia.
- Quando dá tempo, vou à academia. Mas é difícil eu ter tempo para me arrumar, sair de casa para ir à academia, pegar trânsito e voltar. O Insanity é prático, se estou em casa e tenho 50 minutos, consigo me exercitar.
Sem horário de trabalho fixo, a alimentação de Fernanda também não segue uma rotina rígida. Muitas vezes, as gravações fazem com que ela tenha que antecipar ou adiar alguma refeição. Para manter o intervalo máximo de três horas sem comer, ela carrega frutas, barras de cereal e iogurtes para onde vai. Quando não pode almoçar no horário certo, faz mais um lanche e almoça depois.
- Sempre levo frutas, barras de cereal e iogurte na bolsa, pois não tenho horários fixos e mantenho um intervalo de três horas entre uma refeição e outra. Mesmo que mude a hora do almoço por causa de uma matéria ou de viagem, tenho um lanche para não ficar muito tempo sem comer - explica Fernanda, que também evita comer carne vermelha.
Confira abaixo como é feita a alimentação diária da repórter do Globo Esporte:
Bem-humorada, Fernanda brinca com a dificuldade das aulas e faz caretas até mesmo enquanto se exercita. Justamente por saber que o grau de exigência física do Insanity é intenso, a dica da repórter para aqueles que decidem se aventurar no programa é básica, porém valiosa.
- Minha dica para quem está começando a fazer agora é ter muita dedicação. Resistir bastante, porque é insano mesmo, o nome é perfeito para o exercício. Outra dica muito importante é fazer tudo no seu ritmo. Você não precisa ir no ritmo do professor do programa, que é uma coisa louca, porque ele é muito bem preparado. Faça os exercícios, mas com a sua intensidade. Não adianta querer fazer exatamente o que ele faz, porque você não vai conseguir - aconselha.
O desejo de manter uma rotina saudável aliado à exposição característica do trabalho motivam Fernanda a não descuidar de si mesma. Com 1,69m e 62 kg, ela atribui a boa forma conquistada à sua dedicação. Na opinião da repórter, o segredo para conseguir um corpo bonito é sentir vontade de mudar e procurar a orientação de profissionais especializados, como nutricionistas e professores de educação física.
- O primeiro passo para a boa forma é ter vontade de levar uma vida saudável, precisa partir da própria pessoa. A partir do momento em que você olha para si mesmo, não se satisfaz com o que vê e quer melhorar, falta só dar o primeiro passo: procurar a orientação de um nutricionista e escolher um exercício. Hoje em dia, há tantas atividades diferentes. Tem o Insanity, tem os circuitos nas praias, tem academia, tem aulas das mais variadas... Não há desculpa para não fazer nada. Todo mundo procura gostar cada vez mais de si mesmo, gostar da sua boa forma é uma ótima maneira de começar - ensina.
Fernanda Gentil se hidrata durante um dos intervalos do programa Insanity (Foto: Luma Dantas/ EuAtleta)