Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2014

Mecânica da corrida é mais decisiva para evitar lesões do que tênis correto


A escolha do calçado adequado aos pés do corredor é muito importante, mas não ele não é capaz de resolver os problemas sozinho



Por Raquel Castanharo São Paulo


Tênis não proteger de lesões (Foto:Getty Images)
A escolha de um bom tênis é uma das primeiras coisas que uma pessoa pensa ao iniciar a prática de corrida, na intenção de se proteger contra lesões. Depois a preocupação se o modelo do tênis está adequado é uma das primeiras medidas que um corredor toma quando se lesiona. Mas será que o tênis tem todo esse poder de proteger o corredor?

Todos os estudos científicos conduzidos até agora em busca de responder essa questão chegaram à conclusão de que o tênis não protege contra lesões. Porém ainda existe um grande abismo entre os achados da ciência e as expectativas dos corredores, vindo talvez de falha na divulgação de informações.

É claro que os avanços na tecnologia dos tênis beneficiam, e muito, o mundo das corridas, mas o que me preocupa é que grande parte das pessoas deposita praticamente toda sua confiança deprevenção de lesões no par de calçados, o que é um equivoco. Por exemplo, o tênis pode ter o melhor sistema de amortecimento do mercado, mas ele não é capaz de diminuir o impacto que seu corpo sofre tão bem quanto os seus próprios músculos. Pouco adianta um ótimo tênis se o seu próprio corpo não estiver se movendo bem durante a corrida ou se o seu volume de treinamentoestiver excedendo o limite do seu corpo.

A prioridade é você, seus músculos e a biomecânica da sua corrida. O tênis pode ser um ótimo aliado, mas ele sozinho não é capaz de grandes milagres.

O que é mais importante, como você corre ou com o que você corre?

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
raquel castanharo CARD NOVO (Foto: Editoria de Arte EU ATLETA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dicas e considerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...