Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Exercício reduz danos ao cérebro de quem consome álcool em excesso


Segundo pesquisa, caminhadas, corridas e pedaladas estão associadas a menos prejuízos à matéria branca do cérebro entre os usuários de bebida




Por Colorado, EUA

De acordo com estudo da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, a atividade aeróbica, como caminhada, corrida e pedalada, pode ajudar a diminuir alguns danos na substância branca cerebral causados pelo consumo excessivo de álcool. As informações são do jornal "Daily Mail".
corredor e ciclovia eu atleta (Foto: Getty Images)Exercício como a corrida pode evitar danos ao cérebro de quem bebe em excesso (Foto: Getty Images)


















Foram avaliadas 60 pessoas (37 homens e 27 mulheres), que iam desde bebedores moderados a consumidores abusivos de álcool, escolhidos depois de triagem para um estudo sobre problemas relacionados ao álcool e à nicotina. O estudo determinou que a relação entre a ingestão de álcool e problemas na substância branca depende do quanto ela se exercita.
- Descobrimos que entre as pessoas que bebem muito e praticam muito exercício físico, não houve forte relação entre álcool e substância branca. Mas, para pessoas que bebem muito e não fazem exercício, nosso estudo mostrou que a integridade da substância branca está comprometida em várias áreas do cérebro. Significa que a matéria branca não está enviando mensagens entre as áreas do cérebro tão eficientemente como normal - explicou a autora do estudo Hollis Karoly.
A matéria branca, assim como a cinzenta, são os dois principais componentes físicos do cérebro. Ela é composta por feixes de células nervosas que atuam como linhas de transmissão para facilitar a comunicação entre as várias partes do órgão. Segundo os cientistas, a pesquisa é promissora.
- Do meu ponto de vista, a principal constatação é a possibilidade de que o exercício pode ser capaz de ou proteger ou reverter alguns dos danos que o uso pesado de álcool causa no cérebro - disse a cientista Angela Bryan, coautora do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dicas e considerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...