Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

Vitamina K: garanta boa coagulação sanguínea, cabelos e dentes fortes


Vegetais verde-escuros como espinafre, brócolis e repolho, e alimentos de origem animal são essenciais para o combate de doenças como a trombose





Por Rio de Janeiro

FUNÇÕES IMPORTANTES    SINTOMAS DA CARÊNCIA    RECOMENDAÇÕES
Imagine a cena: você está praticando uma atividade física descalço e acaba tropeçando em uma pedra. Seu pé começa a sangrar, mas você quer ficar curado do corte logo. Se o nível de vitamina K do seu corpo estiver em equilíbrio, a coagulação sanguínea do ferimento vai ajudar no fim do sangramento. Essa é a principal característica do nutriente lipossolúvel. Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do EU ATLETA, a forma predominante de vitamina K nos alimentos é a filoquinona (vitamina K1). Vegetais de folhas verde-escuras contêm maior teor de filoquinona e contribuem com 40-50% da ingestão total (espinafre, brócolis, repolho, alface). 
eu atleta vitamina k nutrição (Foto: Reprodução)Fígado, queijo e vegetais verde-escuros contêm vitamina K (Foto: Reprodução)










A vitamina K é amplamente distribuída em alimentos de origem animal e vegetal. As carnes são fontes pobres em filoquinona. O fígado apresenta quantidades maiores, evidentemente por ser o maior órgão de estoque da vitamina. No leite, o nutriente está concentrado na porção lipídica e nos laticínios ricos em gordura. Uma fonte importante do nutriente é representada pelos óleos e pelas gorduras. Frutas (polpa e suco), raízes e tubérculos são pobres em filoquinona. A casca das frutas e folhas externas dos vegetais têm maiores concentrações da vitamina do que a polpa.
FUNÇÕES IMPORTANTES 
Alimentos à base de vitamina K são essenciais para o combate de doenças como a trombose e a trombocitopenia. Na formação capilar, ela dá força para os cabelos. Além da coagulação sanguínea, a vitamina influi na síntese de proteínas do plasma (sangue), rins e tecidos. Outra função importante é o fortalecimento de unhas e dentes. Além disso, há evidências de que ela seja importante no desenvolvimento precoce do esqueleto e na manutenção do osso maduro sadio. 
SINTOMAS DA CARÊNCIA 
Embora a deficiência primária de vitamina K seja rara na população saudável, pode ocorrer naqueles indivíduos que apresentam baixa ingestão da vitamina associado ao uso de determinados medicamentos, como as drogas anticoagulantes. Alguns antibióticos, como as cefalosporinas, podem causar a redução da vitamina. Além disso, a síndrome de má absorção e a obstrução biliar também são conhecidas e possíveis causas de deficiência de vitamina K. Dessa forma, a suplementação vitamínica se faz necessária após realização de exames com médico especializado.
O principal sintoma da falta da vitamina K é o sangramento difícil de estancar. Pode-se observar também a presença de sangue na urina ou nas fezes. Além disso, a ausência de vitamina no corpo pode gerar calcificação da cartilagem, má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede das artérias. 
RECOMENDAÇÕES 
A ingestão diária recomendada, segundo Cristiane Perroni, é de 120 microgramas para os homens e 90 microgramas para as mulheres. Através de uma dieta alimentar rica, colorida e variada, a vitamina K é absorvida de maneira natural.

*Antes de qualquer mudança na sua alimentação, consulte um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dicas e considerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...