Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

Boa alimentação interfere na função cerebral e aumenta a concentração



O consumo de frutas, vegetais, peixes e derivados do leite traz uma série de benefícios não apenas para a saúde, mas também para o raciocínio





Por Rio de Janeiro
cérebro Eu Atleta (Foto: Agência Getty Images)Alimentação melhora o raciocínio (Foto: Agência Getty Images)
Será que tranquei a porta de casa? Eu tomei o remédio hoje? Onde deixei meu celular?
Se você precisa pensar com mais clareza, melhorar a memória e aumentar o poder de concentração para tomar decisões, a solução pode estar na sua alimentação.
Tudo aquilo que ingerimos exerce um grande impacto sobre a função cerebral, podendo interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória, no aprendizado e no envelhecimento celular.

Através de uma alimentação colorida e variada, podemos fornecer os nutrientes necessários para manter o cérebro ativo e saudável.
Alimentos importantes para o bom funcionamento cerebral:
- Carboidratos
Os carboidratos - cereais, pães, massas, hortaliças, frutas - devem constituir, no mínimo, 50% da dieta. A glicose é o combustível energético do cérebro. Por isso, é fundamental alimentar-se em horários regulares - a cada três horas - e fazer de cinco a seis refeições para manter a glicemia estável durante todo o dia.
- Frutas e vegetais verde-escuros 
Fontes de vitamina C, eles são um importante antioxidante que protegem os neurônios dos danos oxidativos dos radicais livres.
- Castanha do Pará, nozes e amêndoas
Ricos em vitaminas E e selênio, reduzem o estresse oxidativo e seu dano às células do cérebro, melhoram o sistema imune e protegem contra o envelhecimento celular.
- Peixes 
Excelentes fontes de ômega 3, os peixes - salmão, atum, arenque e sardinha - são importantes para a função neurológica, sensibilidade cognitiva, aprendizado e comportamento.
- Farinha de linhaça
A farinha de linhaça tem efeito anticarcinogênico, antiaterogênico - diminuindo a LDL e aumentado a HDL - e também é uma boa fonte vegetal de ômega 3.
- Ovos
A gema do ovo é rica em colina, um nutriente necessário à transmissão nervosa, à regulação biliar e ao funcionamento do fígado. Ela minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda na produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina, o funcionamento do cérebro e a memória ficam prejudicados.
- Leite e derivados, mel, aveia, cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha e soja)
Estes alimentos são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina. A serotonina (5-HT) desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a atividade motora e as funções cognitivas.
Alimentos ricos em carboidratos (Foto: Getty Images)Frutas e alimentos ricos em carboidratos funcionam como combustível para o cérebro (Foto: Getty Images)
Cristiane Perroni (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dicas e considerações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...